sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Ganhámos

Acabei de chegar a casa. Perdemos por cerca de 70 votos.

Título confuso? Nem por isso. Foi em Julho que aceitei iniciar esta viagem. Fui-me inteirando dos projectos, fui dando ideias, fui tendo reuniões antes da primeira reunião a sério. 1 de Setembro e finalmente a primeira reunião aberta a todos. 34 pessoas. Algumas conhecia, outras só de vista e outras nunca tinha visto na minha vida. Continuámos com as reuniões, fizemos a apresentação aos alunos dos 7º e 10º anos, organizámos convívios e conhecemos muita gente. Tudo isto fez parte da nossa viagem e, por fim, a famosa semana de campanha. Arrasámos. Fomos melhores, sem dúvida. Trabalho árduo, muito árduo, com muita gente e horas de sono perdidas, um esforço gigante feito por todos. A expressão "um por todos e todos por um" adequa-se na perfeição a esta lista.

Trabalhámos sempre com um objectivo na mente: mostrar algo novo, melhorar aquilo que achámos estar mal e criar o que achávamos faltar à escola. Pensámos em projectos inúmeros, alguns deixados pelo caminho por serem absolutamente irrealizáveis (ao menos tentámos ir para a frente com alguns deles). No final de contas, apresentámos bons projectos, dentro do possível de uma Associação de Estudantes de uma Escola Secundária. Fizemos uma campanha espectacular, com um dos melhores intervalos de sempre daquela escola. Fizemos dois convívios muito bons (ambos no Ar d'Rato). Criámos projectos muito bons. Estivemos sempre unidos, até na hora da derrota.

Não discuto a justiça das eleições. Quem ganha, merece (normalmente). Digo sim que, tal como sempre acreditei (no caso de perdermos), caímos de pé. Segunda-Feira, cabeça erguida, peito feito, e sorriso na cara pois fazer isto hoje é demasiado doloroso e difícil. Apesar de tudo, valeu a pena. Não me arrependo de nada, não me arrependo de nenhum segundo passado entre nós. Tantas vezes falámos na palavra Família; é normal pessoal, pois é o que nós somos. Obrigado por tudo e para sempre E!

12 comentários:

  1. Fomos melhores, sem dúvida.' - Ninguém diz isto, ainda mais quando isto é demasiado discutivel, e ate porque na minha opiniao nao foram, nem pouco ou mais ou menos.

    'Fizemos uma campanha espectacular, com um dos melhores intervalos de sempre daquela escola.' - Estive em todos os intervalos e tenho a dizer que os intervalos deste ano foram uma verdadeira seca, uma desilusão e falo por mim e pela MAIORIA. Sim pela maioria, membros de listas e pessoas fora da escola. A malta so se diverte a gritar a letra do nome da lista.. Ridiculo. Quem é que perde o intervalo a ver dois gajos a danças ou tocar violino? As pessoas querem é divertir-se, vejam a Lista X, vejam a lista Ç, mesmo a I e a B do ano passado! Passem musica, façam intervalos divertidos, é isso que a malta quer..

    É bom participar-se em listas, é uma experiencia pra vida. Nem sempre ganhamos, e isso é bom ter em mente, mas deram o vosso melhor pelo que vos dou o merito. Sei bem o que é trabalhar pra listas, embora o meu objectivo nao fosse ganhar.

    De qualquer maneira, parabébns! ;)

    ResponderEliminar
  2. Em relação ao intervalo, viu-se bem a adesão que teve na escola. Imensa gente bateu palmas, dançou, cantou, etc... Por isso, "a maior parte" ter achado uma seca acho complicado. Quanto à questão da campanha, só quem está por dentro da lista sabe o que nos custou...

    ResponderEliminar
  3. 'As pessoas querem é divertir-se, vejam a Lista X, vejam a lista Ç, mesmo a I e a B do ano passado!'
    a X ainda é compreensivel agora a ç a i e a b nao fizeram nada que nao tenhamos feito! ate porque a M arrasou as 'listas a gozar' de anos anteriores.
    E lá por tu achares o que quer que seja nao quer dizer que nos nao achemos, que os outros nao achem. alem disso, ha que ter em consideraçao as condiçoes que tivemos este ano, toda a gente sabe que o espaço da sala de convivio é inigualavel. apesar disto, todas as listas fizeram o melhor.

    Nós ganhámos todos os dias que passaram, ganhámos em experiencias e em amigos. Todos nós sabemos o quao arduo foi trabalhar nisto e a injustiça que sentimos. mas esta decidido e agora resta saber que continuamos todos juntos, mesmo que nao seja na ae.
    E sempre

    ResponderEliminar
  4. Joana Lemos, nao estou a monesprezar o vosso trabalho. Até aceito que me ataques porque estas chateada com a situaçao, mas eu nao te ataquei. Fui sincero. A M foi uma lista da descontra, so queriam 'farra', optimo, desde que se divirtam, caga nos outros. As condiçoes este ano foram piores, mas nao se desculpem so com isso. Nao vos quero ofender ao dizer que as listas dos outros anos foram melhores, nada a ver, mas por acaso ate acho! E nao é motivo pra ficares chateada.

    Nao se trata de justo ou nao, cada um escolhe o que quer que o represente (eu SEI que o factor 'amiguinho' conta, mas nao muito neste caso), e como tal, é justo. Sim eu sei que trabalharam muito e sentem-se mal, mas ao menos tentaram.

    Já agora, nenhuma lista a gozar será como a X foi, assim como nenhuma lista ira ter assim tao facilmente a quantidade de votos que a Ç teve. E a M teve piada, gostei. Ao contrario da A..

    ResponderEliminar
  5. Sim, há que dizer que Lista A levou uma banhada da Lista M, não tiveram hipótese. A M teve muito mais piada e sim, teve mais piada que a X. Só aquele espaço de campanha foi épico.

    ResponderEliminar
  6. A minha opinão em relaçao a campanha deste ano e dos anos anteriores é a seguinte:

    Relativamente as campanhas em geral, a melhor foi a da Z L e X, a lista Z marcou a viragem do que antigamente era uma AE no dona, foi a lista que subiu o degrau, nesse ano a rivalidade entre listas era enorme, como nunca vi. Tanto os intervalos da Z como os da L foram muito bons, e a lista X foi claramente a MAE das listas a gozar!

    No ano passado a campanha foi fraquissima a todos os niveis, intervalos nojentos, listas a gozar com zero de piada e as listas aserio nada traziam que surpreendesse. A quantidade de votos em listas a gozar (que so por si eram fracas) que houve no ano passado (80para a Ç e 60 para a T) foi revelador de que as listas aserio não estavam a um nivel aceitavel.

    Este ano achei que a campanha foi boa, muito melhor que o ano passado, mesmo com as condiçoes que tinham, a nossa lista E tentou trazer intervalos diferentes e conseguiu ter o melhor intervalo da campanha(digam o que disserem foi o melhor). A lista A teve uma campanha super FAIL mas no debate surpreendeu e tiveram mesmo muita piada, a lista M foi muito muito boa, podendo mesmo ser comparada a X, no entanto na minha opiniao nao conseguiu ser tão boa (tambem é muito dificil bater a X, mas eles tiveram perto).

    Achei que houve um bom feer play entre todas as listas o que se viu pelos moches, 'battle dances', etc..

    ResponderEliminar
  7. Go Cry On Somebody Else's Shoulder20 de novembro de 2010 às 14:25

    Meninos e meninas, aprendam uma coisa de valor. A Lista X foi a melhor lista que alguma vez passou por aquela escola. Vocês eram petizes e não tinham cabeça ainda para perceberem a dimensão daquilo, mas interiorizem isso. Em termos de graça, em termos de conteúdo, e quase até em termos de realização de projectos, a X conquistou o lugar cimeiro. Mas a história altera-se. Com a passada O e H, campanha mítica, ambas as listas tinham conteúdo, recheio, interesse. No ano seguinte, a L mais vale a pena nem ser referida, da X já se falou, e a Z foi sem dúvida uma lista que, embora se tendesse assimptóticamente para o modelo de listas e AE's actuais, tinha muito de si, muita cabeça, e realizou trabalho como nenhuma associação. No ano passado, as coisas começaram a homogeneizar. Duas listas a gozar que não passaram aos anais da história, e duas listas sobre quem vale a pena falar. A Lista I ganhou. Já estava predefinido desde o início (ou desde que o Ferrao veio destronar a Sofia). Ganhou como lista que não saiu do normal, não tinha conteúdo assim tão preponderante, mas que impressionava a população votante ao aproximar-se incrivelmente do seu modelo de adolescente pós-moderno-morango-com-açucar-megafinalistas-berroshistéricos-palhaçada-house-facebook-(hélio?). Como mais tarde se veio a verificar, nada deixaram de marcante na AE ou na escola. Quanto à B, tem muito que se lhe diga. A B não ganhou, não se sabe explicar bem porquê. Tinha ideias, tinha atitude, tinha originalidade. Tinha muitas falhas, também. Pode dizer-se que se deixou vender, talvez seja verdade, mas num equilíbrio que conseguiu manter um nº de votos aceitável, e manter a sanidade mental. Criou uma campanha que, embora com aspectos míticos (mais notóriamente a Festa na Casa Assombrada ou a faixa de 100 metros), deixou algo a desejar? Talvez. Houve uma tendência final para uma lista normal, mas sempre se notou algo que sobressaía. Em termos de projectos, a B teve talvez o maior conjunto de projectos bons e realizáveis. Este ano, as duas principais listas cairam para o modelo I, mas mais agravado. O conteúdo da lista dissipou-se, e ficou só a imagem. Foi claro na campanha, foi claro nos intervalos, foi claro no debate. Faltava alguma coisa, e isso era cabeça. Não é só preciso espírito de equipa para ser uma boa lista, é preciso cabeça, sensatez, discernimento, arcaboiço mental. A Q aproximou-se disso, mas a inércia e o pressuposto de fracasso impediu-os. Além disso, também não tinham assim tanta cabeça. A M teve bem, sim, mas nunca melhor que a X. Uma era a gozar, a outra não. A A, esteve bem, mas para uma lista da Brotero. Sentido de Humor, mas para públicos diferentes. Desrespeito é sempre mau carácter. Assim finalizo, deixando o meu desafio à C de provar que estou errado, e não dando os parabéns a ninguém.

    ResponderEliminar
  8. aquele espaço de campanha da M foi uma autêntica lixeira, já para não falar da "imitação" da lista X com os robes, com os sofás, com a playstation... A lista X foi de facto a melhor lista a gozar dos últimos anos no Dona Maria, um humor muito inteligente, todos os intervalos deles foram um sucesso e já não se pode dizer o mesmo da M. Tiveram a sua piada, sim, mas d'zrt? perucas? sanitas? por favor.. A única situação em que tiveram melhor foi no debate, sim e o comentário do Miguel Salvador (não tenho certeza em relação ao nome do rapaz) foi de louvar. Há anos que as listas a gozar tiram votos as listas a sério, quando a lista C for corrigir os erros ortográficos dos estatutos pode ser que encontre alguma coisinha lá para contrariar esta situação :)

    ResponderEliminar
  9. quanto a lista A.. mais valia nem terem aparecido no mapa. Que desastre

    ResponderEliminar
  10. Lista M bateu aos pontos a A em termos de "listas humoristicas" como foram faladas no debate!
    ai, debate? aquilo pode-se chamar debate? epa acho que nao,mas isso ja nem comento!
    quanto ao resto,opa nos somos os mElhores em tudo e ja estou farta de dizer isto,mas repito mais uma vez : Quem perdeu nao fomos nos, foi o dona! porque sem duvida que o que a C ganhou foi ZERO em relacao ao que nos ganhamos!
    Lista E, Sempre <3

    ResponderEliminar
  11. não será demais dizer que a Lista E não conseguiu passar a sua Essência para o público. E é exactamente nessa essência que está a diferença, tão questionada, entre Lista E e Lista C. A essência da lista E reside na vontade de fazer coisas inovadoras.(note-se que ser inovador não é ser diferente. Diferente foi a Q, que com através da sua inteligência foi capaz de "fugir" à campanha e ainda ganhar com isso)O nosso modelo de lista não se enquadrava no modelo da I, não se enquadrava no modelo da B, e embora estando baseado no modelo da Z, tinha algo diferente. Em todos nós residia, um espírito, uma união fora do normal, que nos levava a querer arriscar em certos aspectos, mas faltava-nos a tal cabeça e, sobretudo, a experiência para não cometer erros que se revelaram fatais para nós. Tivemos a ingenuidade de confiar nas pessoas no início da campanha e as pessoas fizeram o que fizeram ao sistema de som. Tivemos a ingenuidade de anunciar um leitão sem o leitão ter chegado. Tivemos a ingenuidade de nos deixar levar pelas claques no debate.
    No entanto, há que ser valorizado que não fizemos copy paste da campanha e pré-campanha do ano passado. Por isso lhes correu tudo bem e a nós, que tentámos inovar, nos correu mal algumas vezes. Perdemos credibilidade, mas com mais cabeça teríamos sido de arromba. A diferença entre Lista E e Lista C residia na capacidade de inovação e na experiência de comandar uma lista. Uma jogou pelo seguro, outra arriscou. Uma ganhou, outra "perdeu"

    ResponderEliminar
  12. Lista Ç teve 97 se bem me recordo, e nao 80. a T acho que nem a 60 chegou. Voces da lista E falam muito mal dos anos de campanha anteriores. Muito provavelmente porque só este ano é que se meterem verdadeiramente nas listas. Por amor de Deus. As listas do ano passado a gozar foram decentes, isto é, a Ç. O debate de facto foi fraco, mas quem eteve presente viu a grande pressao da antiga AE. Todos os que estavam metidos em listas gostavam dos intervalos da Ç, e ate da T. Agora voces da E que eram da T foram enrabados pela Ç por todo o lado nao têm de estar sempre a bater na tecla em que a os intervalos das listas a gozar foram melhores.. Porque nao foram, a M foi melhor lista mas foi uma copia barata, tal como alguem aqui em cima disse. Pior campanha dos ultimos 3 anos, muito sinceramente, juro, na minha opiniao, nao estou pra ofender ninguem.

    ResponderEliminar