quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Orçamento de Estado 2011 e a Educação

Caros colegas, feliz ou infelizmente, o OE para 2011 vai também interferir no sistema educativo português. A Lista E entendeu por bem explicitar estas alterações que de outra forma talvez passassem ao lado de alguns alunos.
Segundo a proposta que irá ser apresentada pelo Governo serão aplicadas "medidas de racionalização de recursos no sector da Educação" que irão ter um impacto de 0,4% do Produto Interno Bruto português.
Entre as medidas aprovadas consta a abolição das disciplinas de Área de Projecto, no Ensino Básico, e a limitação da disciplina de Estudo Acompanhado a alunos com "efectivas necessidades". Estas disciplinas, como áreas curriculares não disciplinares, eram obrigatórias para todos os alunos do Básico, representando uma carga horária de duas horas lectivas semanais cada.

A Área de Projecto (AP) ocupa, no segundo ciclo do ensino básico, duas horas por semana nos horários dos alunos e é leccionada por dois professores por cada turma. São duas horas que os alunos dedicam a desenvolver um projecto que deve servir para aprofundar conhecimentos de várias áreas e melhorar métodos de trabalho. Além disso, há mais duas horas que são dedicadas a Estudo Acompanhado (EA) por um professor.
Diário de Notícias

Muita controvérsia foi já gerada em torno destas medidas isto porque estas vão potencialmente significar menos 5000 docentes contratados o que implica que esses 5000 docentes (mais 5000...) irão ficar desempregados e também porque, segundo a Confap, Confederação de Pais, o fim destas disciplinas é considerado uma "intromissão inusual e inaceitável do Ministério das Finanças no da Educação". Outras medidas tais como a atribuição de uma turma aos professores bibliotecários significam que o sistema necessitará de menos professores contratados.
Estas medidas entrarão em vigor no ano lectivo de 2011/2012, caso o OE seja aprovado.

Pretendemos também suscitar uma discussão cordial. Concordam com estas medidas? Haverá outras disciplinas que (também) mereçam cortes orçamentais?
Partilhem a vossa opinião!


Podem encontrar artigos de imprensa relativos aos assuntos supra-citados nas seguintes hiperligações:
Ou caso estejam ainda mais interessados:


Lista E

12 comentários:

  1. Concordo com a decisão do Governo em abolir disciplinas como a Área de Projecto e Estudo Acompanhado nos primeiros anos do ensino básico, são disciplinas em que não se faz nada, servem só para encher o horário dos professores e dos alunos e muitas das vezes nem os próprios professores sabem o que fazer nestes periodos. É claro que, como em tudo, esta decisão também tem os seus contras, mas estamos em crise, e como ouvimos todos os dias dizer 'temos de apertar o cinto', se o país precisa de medidas como estas para reduzir a despesa do Estado então que seja. Este nosso Governo e em particular o Orçamento de Estado pecam em muitas coisas, no entanto não acho que esta seja uma delas..

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  2. Cortes na despesa têm de ser feitos, e a verdade é que nunca são fáceis. Estes suscitam opiniões contraditórias, e na minha opinião, o E.A., visto que existem as aulas de S.P.V. pode perfeitamente ser dispensável. Por outro lado, embora A.P. se torne muitas vezes uma "fraude" pois os alunos não atribuem grande valor à disciplina, penso que esta disciplina é fundamental. É nela que muitos de nós aprendemos a estruturar um trabalho com início, meio e fim. E, no fim, os projectos realizados são sempre produtivos para quem os fez, e aumentam a capacidade de trabalho dos alunos.

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  3. sou envergonhada e peço que respeitem o anonimato27 de outubro de 2010 às 14:46

    Tomar a verdade a sério! De quantas maneiras diferentes não entendem os homens esta frase! São as mesmas opiniões, as mesmas formas de exame e de demonstração que um pensador considera com uma ligeireza quando as aplica por si próprio - sucumbiu-lhes para sua vergonha, neste ou naquele momento da sua vida -, são essas mesmas opiniões, esses mesmos métodos que podem dar a um artista, quando com eles se choca e com eles vive algum tempo, a consciência de ter sido dominado pela profunda gravidade da verdade, de ter mostrado - coisa espantosa -, ainda que artista, a mais séria necessidade do contrário da aparência.
    É assim que acontece que uma pomposa gravidade revele precisamente a ausência de seriedade com que um espírito que se contenta com pouco se tenha debatido até então no domínio do conhecimento... Não somos nós sempre traídos por aquilo que consideramos importante? A nossa gravidade mostra onde se encontram os nossos pesos e os casos em que temos falta deles.

    Friedrich Nietzsche, in 'A Gaia Ciência'

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  4. Sinceramente, acho que são duas disciplinas em que não se faz nada mesmo. Para aprender a estruturar trabalhos, há disciplinas como História, Geografia ou mesmo Física, que podem levar a que os alunos sejam obrigados a realizar um trabalho sob a orientação do professor da disciplina.

    Concordo com estes cortes visto que estamos numa altura muito difícil. Além disso, há milhares de professores a pedir reforma e imensos docentes desempregados começam a ter vagas nos quadros de efectivos, penso eu...

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  5. Analisando isto como economista e do ponto de vista económico, é uma boa medida, pelos motivos todos e mais alguns que nos comentários acima estão explicados. No entanto, é preciso não esquecer que esta coisa toda de "apertar o cinto" não estaria a ser feita se não fosse a necessidade do governo cumprir com as suas obrigações perante a União Europeia e, principalmente, não estaria a ser feita se há um ano atrás o governo tivesse apostado no crescimento económico como base para reequilibrar as contas públicas. Como ninguém se preocupou com isso, os "zé povinhos do ensino básico" (e não só) pagaram na altura, estão a pagar e vão continuar a pagar durante os próximos anos.

    Analisando do ponto de vista social, é preciso relembrar-vos que a economia deve ser feita para a sociedade, exactamente porque é feita pela própria sociedade. Assim, cortar nas aulas de Estudo Acompanhado é uma má medida, principalmente no ensino básico! O Estudo Acompanhado não é um SPV. O Estudo Acompanhado é uma disciplina onde as crianças aprendem a estudar, a fazer render as suas horas de trabalho, a sublinhar textos, a escrever resumos... Cortar nessas aulas é cortar um apoio fundamental, mais que isso, um apoio capaz de levar a crianças mais desfavorecidas a acreditarem mais nos estudos e a combaterem as más companhias. O mesmo se passa com a AP, pelos motivos que o Manuel referiu.
    Se realmente queremos cortar nas despesas com professores, porque não acabar com as aulas de substituição onde pouco ou nada se faz? Qual é a vantagem de obrigar professores e alunos, principalmente os mais novos, a estarem fechados numa sala?

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  6. Só um ponto que me parece de extrema importância... Não foi o Partido Socialista que apresentou tais propostas, foi o Governo. São situações dispares.
    De resto, parabéns pela iniciativa do tópico de discussão!

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  7. Peço desculpa, caro anónimo, pela minha incorrecção.
    É uma verdade absoluta que foi o Governo a apresentar as propostas, no entanto é um Governo Socialista e em principio o mesmo Partido Socialista votará a favor da proposta de OE na qual constarão essas medidas.
    Admito o erro e agradeço o feedback.

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  8. Li aqui que o André pensa que não se deve acabar com as aulas de Estudo Acompanhado pois servem para aprender a estudar, resumir, etc. Pois bem, nas minhas aulas de EA eu não fazia absolutamente nada a não ser TPC's e meia dúzia de fichas, e pelo que ouvia de amigos eles também pouco mais faziam, daí eu ser a favor da abolição do Estudo Acompanhado, a menos que haja uma reformulação do conteúdo da "disciplina", se é que se lhe pode chamar isso, e seja implementado um novo método para as aulas.
    Quanto à Área de Projecto faço minhas as palavras do Nuno, em quase todas as outras disciplinas é necessário fazer trabalhos, individuais ou em grupo.

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  9. Em quantas disciplinas, por teres maus professores, não fizeste nada?

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  10. Faço minhas as palavras do Nuno e do Miguel. O enriquecimento proveniente destas disciplinas e a sua utilidade é nula ou quase nula e não justifica o peso que tem no horário escolar. No caso de A.P. porque não dar mais 90 min ao Português disciplina à qual temos exame no final do ano?
    Manel

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  11. Oh André, isto é muito simples. Em EA nunca se faz nada, não por teres maus professores mas por não te apetecer. Ambos sabemos como nós fomos até ao 9 ano, o pessoal não quer trabalhar e acha tudo uma seca. Essas disciplinas servem para ocupar o horário quando podias estar a fazer coisas muito mais úteis durante esse tempo. Um aluno, quando está numa aula de EA, não estuda. Se calhar se estiver em casa, sozinho e sem os amigos para conversar, talvez estude.

    A questão é que pode ser prejudicial mas, neste momento, tem de se cortar no desnecessário. E no ensino, nada há de mais desnecessário do que EA e AP (no Básico, claro).

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  12. EA é útil, os alunos e os professores é que a tornam inútil.

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